CALL US TODAY: (954) 673-0479, Toll-Free

Teste de vazamento do endoscópio

Verificador de vazamento de endoscópios flexíveis

O teste de vazamento é o método mais eficiente e mais barato para detectar qualquer abertura perigosa dentro do endoscópio flexível, que poderia levar a invasão de líquido e reparos extraordinariamente caros.

Endoscópios são aparelhos complexos que juntam eletrônicos sofisticados, componentes mecânicos, iluminação de fibra ótica, lentes micro óticas e elementos de vídeo em um equipamento de uma peça. Nenhum desses componentes reage bem aos líquidos.

Como resultado, o teste de vazamento do endoscópio é uma parte crucial da limpeza e desinfecção do aparelho, mas, muitas vezes, é feito de maneira imprópria ou mesmo não é feito. Existem verificadores de vazamento manuais e automáticos. Indiferentemente do tipo que você usa, o teste tem que ser feito.

Uma das mudanças mais significativas feitas nos endoscópios flexíveis foi a introdução de escopos totalmente imersíveis em meados dos anos 80. Esses instrumentos podem ser completamente embebidos em soluções desinfetantes por tempo suficiente para serem classificados como “desinfetados em alto grau”. Esses escopos resistentes à água também podem ser testados sob pressão, pois Tem ar comprimido e porque os principais components do endoscópio são ocos por dentro para permitir que seus delicados components internos se movam.  Apesar disso, ser oco também pode significar que o liquido entrando por uma área atravessará  todo escopo. Líquidos entrando na área de controle, por exemplo, podem resultar em danos a muitas outras partes do escopo.

Invasão de fluidos pode ocorrer sempre que um endoscópio flexível é imerso em um líquido. É comum que ocorra invasão de fluidos nos seguintes pontos de um endoscópio flexível e resistente à água: seção dobrável, inserção e tubos universais, controle, conector eletronico e tampa de imersão.  

Qualquer líquido que entre emu ma cavidade interna de um endoscópio pode resultar em um dano severo ou menos irreparável de seus componentes.  O tempo e a natureza corrosiva do líquido determinarão a progressão do dano. Soluções muito alcalinas ou muito ácidas podem corroer mais rápido que a água, mas qualquer fluido irá trazer sérios danos. 

Fabricantes de endoscópios desenvolveram meios de inspecionar seus produtos contra vazamentos. Um teste de vazamento pode ser feito de 15 a 30 segundos usando-se uma ampola portátil e um aparelho de medição de vazamento. Já que um vazamento pode ocorrer a qualquer momento no cilco de vida útil de um endoscópio, essa abordagem pró-ativa em testar o aparelho deve ser feita após cada procedimento e antes de imergir o endoscópio em qualquer líquido, prevenindo assim, reparos caros. Mais importante, esses testes eleiminam potenciais adversidades nos pacientes, tais como contaminação cruzada de químicos ou materiais protéicos de procedimentos anteriores.

Verificadores de vazamentos HMB

Para endoscópios flexíveis Olympus, Pentax e Fujinon

Leak-Tester


Preço a $265

O “SEGURO DE ENDOSCÓPIO” MAIS BARATO QUE VOCÊ COMPRARÁ

TESTE SEU ESCOPO EM UM MEIO SECO OU ÚMIDO EM 15 SEGUNDOS